Sabe o que é Pinhole?

Fotografar nunca foi tão fácil como hoje em dia. Na era dos smartphones, tablets e aparatos tecnológicos, é possível fazer fotos a qualquer momento. Algumas bem boas, outras nem tanto.

O legal da tecnologia é o poder tirar 50 fotos da mesma coisa e poder escolher a melhor, não é?
Mas e se o encher a memória do celular, ou o armazenar as fotos na nuvem  só lembrando delas quando estiver vasculhando arquivos, tiver roubado a emoção e a ansiedade gostosa de ver reveladas as poses, emoções e momentos que uma câmera analógica dava?

Foi pensando nisso que há algum tempo eu tenho procurado saber mais sobre as câmeras pinhole.

As Pinholes são câmeras artesanais que podem ser construídas por qualquer pessoa, utilizando materiais simples e poucos elementos. Já vi pinholes de caixinhas de fósforo, latas de sardinha e de leite em pó, caixas de sapato…

O nome inglês pode ser traduzido como “buraco de agulha”, por ser uma câmera que não possui lentes, tendo apenas um furinho (de agulha!!! Rá!) que funciona como lente e diafragma fixo, no lugar da objetiva. É basicamente um compartimento fechado (câmara escura) com (normalmente) um pequeno orifício. A luz entra por esse pequeno orifício (pin hole) e projeta a imagem exterior no fundo do compartimento. Essa imagem pode ser capturada por alguma superfície fotossensível, como papel ou filme fotográfico, que deve ser processado normalmente, como uma fotografia comum.

O resultado são fotos lindas e bem diferentes, já que as pinholes apresentam um foco suave em todos os planos da cena, o que não acontece com nenhum tipo de lente.  Pegando a manha de fotografar com ela, dá pra trabalhar com o tempo de exposição, múltiplos furinhos, imagens sobrepostas… Legal, né?

Fora a emoção do “tudo feito por mim” ! Eu fiz a minha pinhole, e ficou bem bacaninha! Ainda estou para sair por aí e fazer fotos com ela =)))  Alguém topa ir comigo?

Para saber mais – Pinhole.org e Pinhole Day

Para fazer uma pinhole igual a minha só clicar aqui e baixar o pdf. Tem todas as instruções de como imprimir e montar (inglês).

Este slideshow necessita de JavaScript.

7 comentários sobre “Sabe o que é Pinhole?

Deixe um comentário

