{ROTAROOTS} Receita Junina : Bolinho Caipira – a delícia do Vale!

Sou de São José dos Campos – SP, na região do Vale do Paraíba. E é daqui o quitute mais que brasileiro, e praticamente conhecido só aqui: o bolinho caipira. Feito com uma massa que combina as farinhas de milho branca e amarela, ou apenas uma delas (em certos lugares, acrescenta-se a de mandioca), e recheio de carne moída ou linguiça.

Digo que é tipicamente brasileiro, pois seus “concorrentes” tem sua origem estrangeira: o bolinho de  bacalhau, é português; o acarajé, de origem afro-árabe; e o quibe frito, vindo do Oriente Médio.

E é em Junho/Julho que a iguaria bomba… É unanimidade nas festas caipiras de vizinhos, quermesses de igreja, no lanchinho da tarde, na sessão de cineminha em casa…  Festas juninas (ou mesmo o inverno) sem bolinho caipira por aqui, simplesmente não existe.

A expressão popular por trás do tal bolinho é tão grande que rende variações de preparo e ingredientes, de acordo com a cidade. Em São José dos Campos, o bolinho é recheado com carne moída crua, para que cozinhe na fritura ( e fica molhadinho!!!!). Em Taubaté, a carne é refogada antes de rechear o bolinho. Em Jacareí (cidade que oficializou o bolinho caipira como patrimônio imaterial da cidade), o bolinho caipira é recheado com linguiça. Em Caçapava, a carne está presente na massa também, e é em formato de bolinhas.

Enfim… bolinho caipira ARRASA! É puro amor, e eu não vejo a hora de ir a uma festa caipira e me empaturrar!!!

Segue a receitinha do Bolinho Caipira da minha cidade (que na minha opinião, é o melhor!), São José dos Campos. Faça, e depois vem contar o que achou!

bolinhocaipira

Bolinho Caipira de São José dos Campos
Ingredientes

  • 500 g de farinha de milho.
  • 2 colheres de ( sopa ) de farinha de mandioca.
  • 2 caldos knor de galinha.
  • 1/4 de xícara de óleo.
  • 1 litro de água fervente.
  • 1 xícara de cheiro verde.( para massa).
  • Suco de 1 limão.
  • 250g de carne moída.
  • Tempero á gosto.
  • Pimenta do reino.
  • Óleo para fritura.
Como fazer

  1. Em uma vasilha grande, colocar as farinhas, o suco do limão, o cheiro verde, o óleo , a água fervente misturada com o caldo knorr.
  2. Misturar a massa com uma colher de pau, pois a massa estará quente, depois você deverá sovar com as mãos.
  3. Temperar a carne á seu gosto, mas sem refogá-la, pois ela deverá ser colocada no meio do bolinho crua, porém temperada.
  4. No decorrer do tempo, você deverá colocar sempre um pouquinho de água na massa para não ressecá-la, pois ela tem que ficar bem macia, se não o bolinho rachará.
  5. Fazer bolinhos e rechear com a carne temperada, fritar em óleo bem quente.

O post de hoje faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. 

Quer fazer parte do Rotaroots? Conheça nosso grupo no Facebook.

Anúncios

4 comentários sobre “{ROTAROOTS} Receita Junina : Bolinho Caipira – a delícia do Vale!

    • Grazielli.

      Fica firminho, sim! Por fora ele fica firme tipo uma cozinha, só que mais massudinho por dentro por causa da farinha… Com certeza dá pra fazer nas fritadeiras oil free! Meu sonho de consumo é ter uma dessa pra me empanturrar de bolinho com menos culpa…

      Testa e depois me fala!

      Obrigada pela visita! Bjão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s