Adeus Agosto

bye august

Quando eu era criança ouvia (acho que todo mundo ouvia, né?!) que “agosto é mês de cachorro louco” ou “agosto, mês do desgosto”. Não entendia muito o motivo da bad vibe agostina . 

Tenho pessoas muito queridas que fazem aniversário em agosto, tive muitas alegrias em agostos (o aplicativo de lembranças do FB está aí pra nos ajudar nisso kkkk), mas confesso que esse mês de agosto teve realmente uns 365 dias.

chaves

E como percebi que essa sensação de estar presa em uma dimensão paralela com um lapso de tempo infinito não era só minha, fui tentar entender o motivo de agosto ser tão preterido por aí.

Agosto (do latim augustus) é o oitavo mês do caledário gregoriano, e tem esse nome em homenagem ao imperador romano César Augusto. Antes disso era denominado Sextilis ou Sextil no calendário de Rômulo.

Essa bad vibe agorenta veio dos nossos colonizadores portugueses. Na época das grandes navegações, era nesse mês que as caravelas partiam. Assim, as moças nunca permitiam que seus casamentos acontecessem em agosto, já que, além de não poder desfrutar da lua-de-mel, poderiam passar rapidamente da condição de recém-casadas para a de viúvas. Daí então a frase “casar em agosto traz desgosto”, que foi resumida para nossa conhecida “agosto, mês do desgosto”.

Dizem que os romanos, no século 1, acreditavam que um dragão passeava pelo céu todas as noites de agosto. Estranhão, né?
Hoje sabe-se que nada mais era do que a constelação de Leão, bem visível nessa época do ano.

Alguns acontecimentos históricos marcaram o mês de agosto, deixando-o com essa má fama: dizem que a Primeira Guerra Mundial começou no dia 1º de agosto de 1914; as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas em 6 e 9 de agosto de 1945; em 2 de agosto de 1934 Adolf Hitler se torna o führer (Líder ou Chefe de Estado) da Alemanha; em 13 de agosto de 1961 foi dado início a construção do muro de Berlim.

Aqui no Brasil, o suicídio de Getúlio Vargas e a renúncia de Jânio aconteceram em agosto: 24/08/1954 e 25/08/1961 respectivamente.

Eu não sou supersticiosa, mas isso tudo deixa a gente meio cabreiro mesmo kkkkkk

Enfim, vamos viver essas últimas 65821492475835734 horas do último dia de agosto para sermos felizes. Enquanto setembro não chega para soltarmos os fogos de ano novo, digo, mês novo, vamos rir dos memes que rolaram esse mês…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s