Setembro Amarelo e “O que o meu café me diz”

Você já ouviu falar do Setembro Amarelo?

Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014, e visa conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. 

O Centro de Valorização da Vida, junto com o CFM (Conselho Federal de Medicina) e  a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) estão a frente da campanha aqui no Brasil. Segundo o CVV, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos. Existe um tabu muito grande acerca do assunto, e por falar tão pouco sobre, muitas vezes os sinais não são reconhecidos.

Então, minha gente, fiquem atentos as pessoas que estão a sua volta, ouça-as com atenção e carinho. E se você estiver enfrentando um momento ruim, deprimido, fale. Procure alguém em quem confia e converse sobre o que está sentindo. Não somo ilhas, e para sermos curados das nossas dores, precisamos compartilha-las com alguém.

Numa dessas minhas andanças caçando histórias, encontrei o trabalho da canadense Jennifer R. Cook. Ela viu a depressão podar suas habilidades de trabalho, julgando-se uma mulher de pouco valor e irrelevante. Um dia, lendo um artigo sobre como o café ajuda no combate da doença, criou o projeto “What my coffee says to me” (O que o meu café me diz), com ilustrações lindas, coloridas e cheias de motivação. Metade do valor da venda das ilustrações dela é doado ao Canadian Mental Health Association.

Selecionei algumas ilustrações para vocês curtirem:

Para ver mais ilustrações da Jennifer, clique aqui.

Setembro Amarelo: Site / Facebook / Cartilha do CVV

 

9 comentários sobre “Setembro Amarelo e “O que o meu café me diz”

  1. Oii.
    Vc viu que no facebook tá rolando uma campanha onde as pessoas abrem o inbox delas pra quem quer falar?
    Parabéns pelo texto, é super importante falar sobre suicidio, assim como outros assuntos que são tabu na sociedade.

Deixe um comentário

