Senha do WiFi: DESCONECTE-SE (#PqNão)

Eu sou de um tempo em que os adolescentes e jovens não tinham celulares, câmeras fotográficas digitais, computadores e coisas assim… Acho que computadores alguns mais abastados até tinham, mas naaaadddaaa como hoje em dia.

chateado

No curso de inglês, era com esse computador que a gente fazia váriooossss exercícios. Mega moderno kkkk

Minhas amigas e eu gostávamos de passar a tarde na calçada, jogando conversa fora, ou batendo perna pelos bairros, encontrando outros amigos, dando um rolê de skate…

Muitas vezes rolava uma festinha na casa de um, arrumávamos uns comes e bebes, um puxava o violão, outro apelava e montava a bateria, aparecia um microfone, e a gente deixava os vizinhos loucos com a barulheira.

Desse tempo, dessas bagunças, não tenho registro nenhum, além do que guardo na memória. Não tenho fotos (algumas poucas), não tenho vídeos… Das nossas conversas, não tem print, nem nada salvo no messenger. Só no coração.

As vezes passo um tempo olhando as redes sociais, e meu feed é cheio de selfies em eventos divertidos, com os amigos, com a família, com o monumento A,B,C… são vídeos, registros, e tals de momentos bacanas das pessoas.

É aí que me vem certas cenas (que todos nós já presenciamos/protagonizamos alguma vez) na cabeça: o sorriso fake para a selfie “natural” perfeita; a mesa cheia de amigos e sem risadas: todos postando seus pratos, fazendo check in; adultos ignorando a nova descoberta de uma criança, porque estão respondendo alguma mensagem “importante”… Saio por aí e vejo mais ilhas que pessoas.

Antes que me crucifiquem, ou me chamem de antiquada, eu tenho Facebook (uma hard user em recuperação), tenho Instagram (@heloren), posto selfies, vídeos e pans… Tiro várias fotos da minha filha quando ela aprende algo novo e engraçadinho. Mas me incomoda muito ver que muitos preferem tirar foto, ou ficam com o dedo frenético no snap pra pegar a melhor frase de tal apresentação, e não estar lá de verdade.

selfie

Estou generalizando? Pode ser que sim. Mas o fato é: momentos são interrompidos para um registro que vai embora junto a nossa memória de curta duração. E a experiência, o viver aquilo, tem sido trocado por likes, que amanhã nem serão lembrados.

wi_fi_conversem_entre_voces-300x265

Que tal, na próxima reunião com a galera, trocar os celulares por colheres e todos devorarem um pote gigante de sorvete? Ou sei lá, copos para tomar uma com os amigos, garfos para se acabarem em uma lasanha, ou rodada de pizza? Aproveitar para rir, olhar no olho, abraçar, apertar, sem precisar postar nada em lugar nenhum?

Essa é a semana do #PqNão no QG dos Blogueiros. E esse é o meu desafio: #PqNão se desconectar para se conectar ao que (e a quem) realmente importa?

Ps. Só para constar, sou dos anos 80, antes que me chamem de pré-histórica kkkk

9-1

O QG dos Blogueiros é uma comunidade focada na união organizada de criadores de conteúdo para blogs. Saiba mais sobre o projeto aqui.

11 comentários sobre “Senha do WiFi: DESCONECTE-SE (#PqNão)

Deixe um comentário

