Dia da Árvore -#DiaVerde

pintar-dia-da-arvore-21-de-setembroSempre que se fala em dia da árvores, eu me lembro de quando estava no ensino fundamental, e sempre que tinha uma data comemorativa, a professora nos dava um desenho relacionado à data para criançada pintar. Era ‘a’ diversão, né! O resultado era pendurado em varais que ficavam nos corredores da escola…

Eu sempre curti natureza (apesar da minha cara urbana kkk). Achava lindo ler embaixo da árvore, ouvindo os passarinhos e tals. Morei em sítio, e tinha uma árvore que era minha amiga, e juntas vivíamos altas aventuras (no maior estilo “meu pé de laranja lima”). Teve, inclusive, uma época que eu queria muitoooo ser ecologista: foi quando aconteceu a ECO 92, e na escola tivemos uma semana todinha sobre o meio ambiente. Aquilo me deslumbrava, achava super corajoso!

Fato é: nosso país é mega privilegiado. Temos muitaaassss florestas (a maior do mundo fica aqui!), com diversos tipos de vegetação (saiba mais aqui) mas estamos acabando com muitas delas. Esse ano, por exemplo, foi autorizado a volta do uso do “correntão”, técnica que facilita a retirada de vegetação nativa. Um grande retrocesso.

Mas eu gostaria de falar sobre as boas iniciativas. Os projetos que nos fazem acreditar que ainda é possível preservar e cuidar das nossas árvores.

Campina Grande, na Paraíba, está plantando 2 árvores para cada habitante! Isso mesmo! A prefeitura da cidade conta com três projetos de plantio, acompanhamento de mudas e conscientização da população. Para ler a matéria na íntegra é só clicar aqui.

Algumas cidades brasileiras tem leis e programas que incentivam o plantio de árvores para cada bebê que nasce. As prefeituras doam as sementes/mudas, fornecem uma plaquinha explicativa sobre a espécie e até emitem um certificado com o nome do bebê! Muito fofo!

Na aldeia indiana Piplantri,Rajastão, a cada bebê do sexo feminino que nasce, 111 árvores são plantadas. É uma tradição que tem preservado a infância e a juventude das mulheres dessa aldeia. Leia mais aqui.

Elas, além de serem nosso pulmão, são parte da nossa memória.

Eu faço parte de um coletivo literário chamado Litheratrupe. Todos apaixonados por árvores, e pela história que cada uma guarda dentro de si. Com o intuito de preservar não só a meio ambiente, mas também a memória de nossa cidade, estamos estudando as árvores históricas, consideradas patrimônio de São José dos Campos-SP (nossa cidade). Em breve teremos um material lindo, cheio de poesia e amor à natureza.

Antes de terminar, vou deixar o link para um diy que eu acho mara! Não só porque é bonito, mas vejo na convivência harmoniosa da orquídea e sua hospedeira um amor e um doar-se que toda pessoa deveria ter. Como plantar orquídeas em árvores.

Bjocas e bom dia da árvore!

9-1

Esse post faz parte do #DiaVerde sugerido pelo QG dos Blogueiros. O QG dos Blogueiros é uma comunidade focada na união organizada de criadores de conteúdo para blogs. Saiba mais sobre o projeto aqui.

2 comentários sobre “Dia da Árvore -#DiaVerde

Deixe um comentário

