Assunto do dia: MENINAS

No último dia 11/10, foi comemorado o Dia Internacional da Menina. Essa data foi instituída pela ONU em 2012, com o objetivo de promover os direitos de meninas e mulheres adolescentes e eliminar as desigualdades de gênero em todo mundo. Essas desigualdades incluem a proteção contra a discriminação de gênero, violência e casamento infantil forçado, direito à educação, à nutrição e cuidados médicos.

Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade que designa papéis limitantes para as meninas. Brinquedos, desenhos, músicas, roupas, propagandas de TV, enfim, muito do que chega para elas as “ensinam” que elas devem ser frágeis, sempre lindas, penteadas, com roupas impecáveis, magras, sempre se adornando para a chegada do “príncipe”.

Será que nossas meninas precisam mesmo ser encorajadas a se tornarem somente isso? Eu tenho PLENA certeza de que elas podem ser MUITO mais.

 

Meninas precisam ser elogiadas pelos seus feitos, e não por suas roupas. Meninas precisam amar seus cabelos, seus corpos, seus defeitos e suas qualidades, para se tornarem mulheres confiantes e felizes. Meninas precisam acreditar que podem ser o que quiserem, e não o que já lhe foi imposto por uma sociedade que não a contempla.

Achei duas inciativas muito bacanas, que valem muito a pena conhecer:

  • Por ser Menina: um dos projetos da Plan International. Aqui no Brasil a entidade desenvolve programas como “Infância Saudável” (0 a 6 anos), “Aprendizagem e Habilidades para a vida de Crianças e Adolescentes” (7-17 anos), “Empoderamento econômico para Jovens e Mulheres”, e “Direitos das Crianças e Proteção contra a violência e os riscos de desastres. Saiba mais no site da Plan International.

  • Plano de Menina: projeto desenvolvido pela “Plano Feminino”, uma plataforma de conteúdo, mídia e consultoria de branding. A iniciativa leva para as jovens de 13 a 18 anos de bairros periféricos de SP e RJ, informações e debates sobre auto-estima, sexo, educação financeira, liderança feminina, tecnologia e empreendedorismo.

E antes de encerrar com o vídeo l.a.c.r.a.d.o.r  dos melhores momentos Girl Power de 2015 encenado por meninas lindas, vou sugerir uns posts:

– 10 frases que precisamos parar de falar para as meninas URGENTEMENTE – Buzzfeed (gente, já ouvi todas!kkk)

– 5 coisas para não se falar para uma mãe de menina! – Mil Dicas de Mãe (sou mãe de menina, e por deos, já ouvi essas todas, e algumas piores também)

– Cidade Chilena cria curso de “desprincesamento” de meninas

Enjoy!

Anúncios

6 comentários sobre “Assunto do dia: MENINAS

    • Sim, saiu mesmo em alguns veículos matérias falando sobre… Muito triste mesmo. Ai mesmo tempo que muitas meninas pobres são prostituídas, algumas ricas são submetidas às “escolas de princesas”, para aprenderem a ser boas esposas.. meninas de 8-10 anos se preparando para um marido…. O mundo anda estranho…

  1. Arrasando como sempre, ein miga?? Sensacional. Esses dias vi a notícia daquela “””escola de princesas””” que me embrulhou o estômago. meu sonho seria que seu post tivesse tanta visibilidade quanto esse outro ridículo, porque o seu é trilhões de vezes melhor e com mais conteúdo! Deixem as meninas serem o que quiserem. Parabéns!! Beijo grande ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s