Quitute para curtir a sextaaaa!

Esses tempos meu marido e eu voltando de algum lugar, nos entreolhamos e nos perguntamos: vamos comer o que hoje? Deu uma vontade insana de comer uma esfirra (ou “esfiha” ?) do Hab*** (farei merchan, não kkk)..

Descobri que o tempo em que cada esfirra custava R$0,39 é tão remoto quanto a era mesozoica. Está mega caro hoje em dia! Juro, não valia o trabalho de achar um lugar para estacionar, tirar a bebê do carro, entrar, pedir, esperar e levar.

Foi então que fui pedir ajuda para o meu grande amigo, Sr. Google, que em meio a um milhão de sugestões, me deu essa receita que colocarei aqui hoje.

Dia seguinte, eu fui preparar a tal massa (tem que deixar crescer um pouco), fiz o queijo, temperei a carne… Abri a massa, recheei, e forno.

G-zuis. Era exatamente o que eu queria comer. Ficou mega bom, e juro, penso seriamente em abandonar o geninho de vez, e curtir as esfirras aqui de casa mesmo…

Vamos lá? É fácil, e não tem como errar. Dá pra fazer pra hoje a noite!

Ingredientes
Para a massa:

  •  500 Gramas de Farinha de trigo

  •  250 Mililitros de Água morna

  •  60 Gramas de Açúcar refinado

  •  60 Mililitros de óleo de Soja

  •  15 Gramas de fermento biológico seco

  •  1 Colher de chá de sal refinado

  • fubá para polvilhar

Para o recheio:

Queijo

  •  300 Gramas de queijo branco

  •  3 Colheres de sopa de Creme de leite

  •  3 Colheres de sopa de Cebolinhapicada

  •  1 Colher de café de fermento em pó

  •  sal (opcional)

Carne

  • 300 gr de carne moída

  • 2 tomates picados em cubinhos

  • 1 cebola picada

  • Salsinha e cebolinha a gosto

  • suco de 1 limão

  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

1- O primeiro passo da esfirra é fazer a massa. Para isso comece por misturar a farinha, o fermento, o açúcar e o sal em uma tigela.

1

2-Acrescente a água e o óleo e misture muito bem. Quando a massa ficar difícil de mexer, transfira para uma superfície enfarinhada e sove muito bem, para obter uma massa compacta e homogênea. Forme uma bola e deixe crescer por cerca de 1 hora.

Dica: Poderá ser necessário adicionar mais água se a massa ficar seca, ou mais farinha se estiver úmida.

2

3-Enquanto isso você pode preparar os recheios das esfirras:

Queijo – Comece por amassar o queijo, para que fique “moído”. Adicione os restantes ingredientes e misture tudo muito bem. Reserve.

Carne – Só misturar todos ingredientes. Para rechear as esfirras, usamos a carne crua mesmo. O tempo dela no forno já é suficiente para deixá-la no ponto certinho!

3

4-Quando a massa estiver crescida, separe pedaços e modele em bolinhas de tamanho pequeno-médio. Polvilhe fubá, abra as bolinhas em forma de esfirra, e recheie com os preparados anteriores.

4

Dica: O fubá ajuda a massa a estabilizar, impedindo que ela diminua de tamanho à medida que é modelada.
(Eu abri com a ajuda de um rolo, porque a massa fica mais fina… essas fotos são do site da receita).

5-Leve as esfirras para assar no forno pré-aquecido a 180ºC até ficarem douradas, e estão prontas a servir!

esfiha

Já fizemos algumas vezes essa receita aqui em casa, mas não tirei foto =( Só essa aqui ó, que também saiu no meu insta.

Fonte (receita e fotos): Tudo Receitas

10 comentários sobre “Quitute para curtir a sextaaaa!

  1. Esses dias estava com vontade de comer esfira e fui la comprar kkkk quando pedi perguntei o preço e a atendente me falou que era r$ 2,00 isso msm r$ 2,00 por cada esfira… eu quase morri… cancelei o pedido e sai d mesmo jeito que entrei com fome kakakaka….mais agora minha vida vai mudar vou fazere me deliciar a vontade 😍😍😍😍

Deixe um comentário

