PJ Harvey

 

Ontem, ao sair de casa cheia de materiais e itens do meu acervo para gravar um projeto, parei na frente da nossa coleção de CDs (sim, temos coleção de CDs kkkkk), e perguntei ao marido:

– Saymon, de todas as bandas que você sabe que gosto, qual você acha que é a minha cara, que praticamente me representa?

– Ah, o que é a sua cara a gente não tem aqui. 

– Não? (e temos muitaaa coisa). O que é?

– PJ Harvey.

Verdade. Apesar de fazer uma cara que não ouvia, PJ Harvey realmente é a minha cara.

 Meu primeiro contato com a PJ foi no finalzinho de 2004, e uma amiga que me apresentou. Depois disso, eu sempre tinha algum álbum nela na minha playlist diária.

PJ Harvey é uma cantora, compositora, produtora musical e poetisa britânica, considerada uma das mais importantes artistas de sua geração e um dos ícones do rock da década de 1990, influenciando vários artistas de sua época e posteriormente. Harvey começou sua carreira em 1988 quando se juntou a banda local Automatic Dlamini. Em 1991, ela formou uma banda homônima, iniciando sua carreira profissional.(1)

PJ baseia seu trabalho em criar contos fictícios sobre os mais variados temas, sempre prezando por explorar atmosferas densas, que vão desde canções lo-fi, ásperas e pesadas, até climas lúgubres, obscuros e delicados como no seu álbum White Chalk de 2007. Polly declara que seu maior objetivo é sempre não se repetir e produzir trabalhos antônimos a seus antecessores. (2)

Nesse link aqui tem muitaaaaaa coisa sobre ela, inclusive os inúmeros prêmios e toda sua trajetória musical, temáticas de cada álbum…

(Minha seleção de álbuns antiguinhos e favoritos)

Ela não tem uma voz comum, e seu estilo é nada óbvio. Ora a voz é delicada, ora seus gritos roucos fazem meu coração disparar. Todas as músicas são bem carregadas de emoção, não  tem como sair ileso kkk.

Sempre que ouço uma banda/cantor/cantora pela primeira vez, acabo comparando com algo que conheço: “Ah, a voz lembra X-cantor, e o som é estilo Y-banda…” . Com a PJ eu não consegui isso, porque não encontrei nada parecido.

Esse clipe é de um álbum bem recente, o The Hope Six Demolition Project… Não canso de ouvir!

Enfim, passei a manhã toda com ela, graças ao meu querido Spotify. Fiz uma playlist das minhas músicas favoritas. Fique a vontade para dar um play e curtir um pouquinho!

(1)(2) – Fonte: Wikipedia

Um comentário sobre “PJ Harvey

Deixe um comentário

