FILME – O Primeiro Mentiroso

Enquanto eu zapeava de canal em canal procurando alguma coisa pra assistir antes de dormir, parei em um filme que já tinha assistido antes (e devo ter assistido mais de uma vez, já que minha memória é terrível, e eu consegui me lembrar da história kkk). O Saymon, meu marido, pegou um diálogo no meio, me olhou com cara de ué e perguntou: “que filme doido é esse?”…

O Primeiro Mentiroso se passa em uma realidade alternativa, onde a mentira não existe. As pessoas nunca mentem, o que pode parecer bom se analisarmos em um primeiro momento.

Nesse mundo onde todos são extremamente sinceros, respondendo mesmo a tal pergunta que vem acompanhada de um “Oi” corriqueiro, as pessoas são cruéis e muito rudes, mesmo sem a intenção de magoar

Enfim, o personagem principal, Mark (Ricky Gervais), percebe que pode falar coisas que não são verdade, e já que ninguém sabe o que é uma mentira, todos acreditam em suas palavras. Como sua vida não estava lá muito boa, ele aproveita essa sua habilidade para melhorar sua situação. O coisa aperta quando, para consolar sua mãe que está a beira da morte, ele inventa mais uma mentira.

Sei lá, vai que você ainda não assistiu, eu não quero ser a louca dos spoilers.

the-invention-of-lying-507b35dc21799

“Oi, tudo bem?” – “Não, passei a noite vomitando as aspirinas que tomei,pq não tive coragem de tomar o bastante para me matar.”

O que me fez escrever sobre esse filme hoje (dentro os inúmeros temas que podem ser discutidos e problematizados dentro dele) foi o tanto que me fez refletir acerca da valorização da verdade: mas será que estamos preparados para ouvir a resposta do outro com empatia?
Todo mundo fala que quando não estamos bem precisamos colocar pra fora, mas será que queremos mesmo ouvir o outro?
Será que estamos sendo sinceros do tipo “eu falo merrrrmmoo“, ou procurando sermos honestos pensando em como o outro pode receber a tal verdade.

The Invention of Lying – O Primeiro Mentiroso
2009 (1h 40min)
Direção: Ricky Gervais, Matthew Robinson (II)
Elenco: Ricky Gervais, Jennifer Garner, Rob Lowe mais
Gêneros: Comédia , Romance
Nacionalidade: Eua

Bom… mas eu ficarei a tarde pensando um pouco mais sobre isso, desconstruindo e buscando caminhos.

Bjuu

12 comentários sobre “FILME – O Primeiro Mentiroso

Deixe um comentário

