Interactive Tattoos – Tatuagens que cuidam da nossa saúde

Gravar na pele símbolos, frases, desenhos que façam parte da história de vida de cada pessoa tem sido cada dia mais comum. As tatuagens, hoje muito mais aceitas e comuns que há alguns anos, já tomou conta das ruas, de pessoas de todos os tipos e diferentes escalas sociais. A arte está aí, enfeitando pernas, braços, corpos. Tenho algumas, e (como toda pessoa tatuada) quero fazer mais =P

Além de carregar significados (ou não), agora as tatuagens podem ajudar na saúde de várias pessoas.

Isso mesmo!

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo a primeira tatuagem capaz de mudar de cor. Utilizando biosensores, a equipe está desenvolvendo uma tinta sensível a mudanças químicas no interior do organismo. Assim, as alterações nos níveis de glicose e sódio serão identificadas na hora, com a mudança da cor da tatuagem. Muitoooo legal, não é?

A tatuagem facilitaria muito a vida de pessoas que convivem com doenças como diabetes, por exemplo, que precisam ser monitoradas constantemente.

As pesquisas, ainda em desenvolvimento, tem desafios como o de fazer com que esses biosensores reajam com a maior precisão possível, e vários testes devem acontecer até o produto chegar ao mercado.
“Demorará ainda um bom tempo para que o produto chegue ao mercado, mas essa tecnologia nos evoca a imaginação e nos abre muitas possibilidades”, explicou Xin Liu, pesquisador do MIT, em uma reportagem à CBS News.

 

Foto: Fluid Interfaces

Anúncios

8 comentários sobre “Interactive Tattoos – Tatuagens que cuidam da nossa saúde

  1. Eitaa, que ideia maravilhosa :O
    Algumas nessa linha (mas sem a questão tecnológica, só mais informativa mesmo) são as relacionadas com alergias, tipo sanguíneo e tudo o mais. Acho elas uma ótima em caso de acidentes ou algo do tipo (aquelas que sempre pensa no pior HAHA).
    A melhor parte disso tudo é que ajuda tirar o estigma de quem tem tattoo 🙂

    • Ai amiga, sou dessas que gosta de se precaver sempre. Tenho diabéticos na família, e acho que essa tatuagem (tanto a tradicional qto a biossensível) ajudaria muito em caso de uma emergência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s